top of page

Cuidados no Contato com Animais Selvagens

Atualizado: 6 de out. de 2021

Escrito por: Luiz Fernando de Bastos Junior


Devido ao avanço das cidades sobre as áreas de mata, os animais acabam por vir buscar moradia e alimento em ambiente urbano fazendo o contato humano e animal ser cada vez mais frequente. Assim, nesse post queremos mostrar alguns motivos para evitar ao máximo o contato com esses animais.


Para começar, uma das coisas que ocorre com maior frequência são as pessoas darem comida para os animais selvagens, como saguis, pombos, entre outros. Essa atitude deve ser evitada devido ao fato que se o animal recebe comida fácil, ele irá aumentar facilmente sua população naquele lugar além de se estabelecer por completo ali e assim o contato entre humano e animal é facilitado e muitas vezes até perigoso, pelo fato de os animais portarem doenças. Além disso, os alimentos dados para esses animais, muitas vezes são de consumo humano e que não são encontrados na natureza, com isso, se os animais se alimentarem desses alimentos, eles podem desenvolver alguns problemas como cáries, diabetes, entre outros. Um exemplo é a população gigante de pombos em alguns parques e praças. Ao invés de fazer isso, apenas admire os animais e se desejar guardar como lembrança, tire fotos ou grave vídeos deles, mas não os alimente pois isso é mais prejudicial do que vantajoso, tanto para o animal quanto para os seres humanos.


Na Tailândia centenas de macacos saíram as ruas por estarem acostumados a receber comida de pessoas.

Outro problema observado é que devido a perda de habitat, várias aves decidem usar casas e edifícios para formar seus ninhos, tornando frequente o contato da população com filhotes desses animais. Ressaltamos aqui que não devemos pegar esses filhotes do ninho ou que estejam no chão, aparentemente abandonados, isso porque muitas vezes eles não estão de fato abandonados. Os pais do filhote podem estar em busca de alimento e demoraram algum tempo para voltar para o ninho ou então o filhote está fora do ninho pois está fazendo seus testes de voo, algo que é completamente natural. Caso você leve o filhote para casa, pode acabar não dando o calor e nutrição adequada, que ocasionalmente irá resultar na morte desses animais e mesmo se o filhote não vier a falecer e você ficar com ele ainda sim não é uma boa situação pois você está tendo a posse de um animal de forma ilegal. Então é muito importante não pegar esses animais caídos ou então buscar por infográficos como o deste post, para saber como lidar ao se deparar com essas situações.



Muitas pessoas tem a visão de achar certos animais fofos ou bonitinhos e com isso vão em busca de pegar eles com a mão e fazer carinho, porém muitas vezes é ruim para esses animais selvagens, pois eles não compreendem aquilo como um interação saudável e de carinho, mas sim com um possível ato de predação, ficando bastante estressados durante todo o processo o que pode gerar problemas fisiológicos para o animal. Outro detalhe é que muitos animais são venenosos e podem ter várias doenças, assim com esse contato direto, se torna um caminho fácil para a propagação de zoonoses ou até a morte pela toxicidade, sendo algo bastante perigoso e que deve ser evitado. Por exemplo, morcegos são muitos vistos como animais fofos, mas eles são grandes portadores da raiva, sendo assim bastante perigoso o contato com esse animal. Como dito anteriormente, ao invés disso você pode gravar vídeos e tirar fotos dos animais, sempre respeitando o espaço dele, mantendo distância.


Apesar de parecer legal e divertido, tirar foto com um animal selvagem dessa maneira é uma ação de maus tratos pois causa um estresse prejudicial ao animal. Essa prática também é ilegal com animais que não são considerados pets não-convencionais.

Por fim, gostaríamos de falar da visão errada que podemos ter de certos animais que acabam resultando em relações ruins no contato humano e animal. Um grande exemplo é com animais que podem causar danos a nós, seja por serem peçonhentos, venenosos ou por terem dentes afiados. Esses animais como cobras, aranhas, entre outros, só causam problemas caso entremos em seu espaço pessoal, assim eles buscam por proteção própria por se sentirem ameaçados e com isso vão usar o que está a seu alcance para afastar a ameaça. Assim, vemos que não precisa ser usado métodos que causem a morte desses animais ou que os machuque, pois além de não apresentarem um risco direto, eles também têm um grande papel ecológico que com sua morte pode causar desequilíbrio e até mesmo ao lidar com o animal de forma errada você pode acabar se machucando. Portanto o método ideal é sempre deixar o animal sair por conta própria da sua casa ou chamar por órgãos responsáveis como a polícia ambiental e em casos de animais menores como aranhas e escorpiões, pode ser usado potes e outros materiais para o animal ser retirado e devolvido ao meio ambiente, é claro, tomando todo cuidado e se possível usando equipamentos de proteção.



35 visualizações0 comentário
bottom of page